Wilson na Globo News: “Barragens do AM não correm o risco de Brumadinho”

101

 

Em entrevista ao jornal Em Ponto, da Globo News, o governador Wilson Lima (PSC) assegurou que as barragens existentes no Amazonas não correm risco de rompimento tal como o que aconteceu em Brumadinho, Minas Gerais.

“Aqui no Amazonas temos 38 barragens sendo que oito delas são de rejeitos minerais. Até 2014 havia um risco alto dessas barragens. Houve um processo de enquadramento. Hoje a gente não tem nenhuma neste risco alto. Não há o risco de acontecer [aqui] o que aconteceu em Brumadinho”, explicou Wilson, ao vivo, aos jornalistas José Roberto Burnier, Julia Duailibi e Otávio Guedes na manhã desta quarta-feira, dia 30.

O governador disse ainda que, após a tragédia em Minas Gerais, pediu o levantamento da situação de licença de todas as barragens do estado.

“Nos próximos dias vamos estar visitando a [barragem] do Pitinga, que é a mineração Taboca, que fica na região metropolitana. Essa, talvez, seja a que mais nos preocupa”, disse Wilson, ressaltando que o Amazonas possui um dos mais modernos sistemas de monitoramento de barragens, “através de drones”.

Modelagem diferente

Wilson destacou ainda que o modelagem das barragens do Amazonas difere do de Minas Gerais.

“Há uma área de segregação para os rejeitos, em caso de rompimento. Não há populações no entorno. Há um dano ambiental, se isso eventualmente acontecer, mas as perdas humanas não acontecem e os danos materiais não são muito significativos”.

Saúde, ZFM e segurança

Na entrevista, que durou cerca de 18 minutos, Wilson também falou sobre a saúde no Estado e a ação na Justiça do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual que obriga o governo a reabastecer, no prazo de dez dias, toda rede pública de média e alta complexidade.

O governador tornou a falar sobre sua preocupação com a Zona Franca de Manaus (ZFM) em relação às ideias liberais do ministro Paulo Guedes e também sobre o reforço da segurança nas fronteiras.

Leia reportagem original aqui 

Reprodução: BNCAMAZONAS