Rodada final da 1ª fase define líderes das chaves e último rebaixado

72

Dos três grandes, quem tem a situação mais tranquila é o Palmeiras

Da Redação | CNA7
[email protected]

Com exceção do grupo do São Paulo, a rodada final da primeira fase do Campeonato Paulista, que terá seus oito jogos às 21h30 desta quarta-feira, servirá para definir quais times terão a vantagem de decidir as quartas de final em casa.

Dos três grandes, quem tem a situação mais tranquila é o Palmeiras. No Grupo B, o time alviverde soma 22 pontos diante dos 19 do Novorizontino. A diferença no saldo de gols é grande: 7 a 1 a favor da equipe da capital. O Palmeiras recebe a Ponte Preta e precisa só de um empate para confirmar a primeira posição. O Novorizontino joga em casa contra a Ferroviária.

No Grupo A, o Red Bull Brasil lidera com um ponto de vantagem sobre o Santos, que tem saldo de gols melhor (10 a 8). A equipe de Campinas enfrenta o Guarani, no Brinco de Ouro, enquanto o time alvinegro encara o Botafogo em Ribeirão Preto.

Corinthians e Ferroviária disputam a ponta do Grupo C. O atual bicampeão paulista tem 18 pontos e um gol de saldo. O concorrente direto tem 17 pontos, mas um saldo melhor: três gols. Os dois têm compromissos fora de casa: o clube do Parque São Jorge joga em Itu, contra o Ituano, e a equipe de Araraquara pega o Novorizontino.

O Ituano lidera o Grupo D, do São Paulo, com 17 pontos, mas, apesar de estar classificado, precisa confirmar o primeiro posto da chave. Para isso, depende só de um empate. O São Paulo, que visita o São Caetano, está três pontos atrás, mas pode tirar a liderança se vencer e o adversário direto perder. Se tropeçar, porém, o time tricolor pode até ficar sem a vaga e ser ultrapassado pelo Oeste, que tem 12 pontos e recebe o Mirassol.

Uma vitória na rodada final também pode ajudar a garantir vantagem no decorrer do torneio. O regulamento prevê como primeiro critério de desempate os pontos acumulados em toda a competição. Ou seja, nas semifinais e na decisão fará o segundo jogo em casa quem tiver melhor campanha geral.

REBAIXAMENTO – Com o São Bento já rebaixado, quatro times tentam fugir da queda. Resta uma vaga para o descenso. O São Caetano tem sete pontos, precisa ganhar em casa do São Paulo e torcer por um desses três resultados: o Botafogo não ganhar do Santos, o Mirassol perder do Oeste e o Bragantino ser batido pelo São Bento.

O Botafogo está com oito pontos e permanece na elite se derrubar o Santos. Se empatar, torce para o São Caetano não derrotar o São Paulo. Bragantino e Mirassol, com dez pontos cada, se salvam com empates. Se perderem, precisam torcer por tropeço de São Caetano ou Botafogo. Com informações do Estadão Conteúdo