Justiça pode impedir execução de 7 toadas do Garantido no Festival

163
‘Os Baiás’ do Boi Garantido entrarão com ação na justiça para impedir a execução de sete toadas do bumbá no 54º Festival Folclórico de Parintins. O grupo composto por Marcos Moura, Enéas Dias e João Kennedy é responsável inclusive pela toada tema do Garantido em 2019, ‘Nós, o Povo’. A notícia foi informada com exclusividade, nesta terça-feira (25), à Folha de Parintins.

 
Os compositores assinaram mandado de segurança nesta terça e irão recorrer à justiça por falta de pagamento pelos direitos autorais das sete toadas. Uma fonte relatou à Folha de Parintins que a diretoria do Garantido vem prometendo há três meses efetuar pagamentos ao grupo, mas que não cumpre com os acordos, mesmo já tendo recebido os repasses do Governo. Para “acalmar” o trio, a diretoria teria pago apenas um dos compositores pelas toadas. 
 
O CD 2019 do Boi Garantido conta com 23 toadas compostas por 29 compositores da Baixa do São José. ‘Os Baiás’ assinam o maior número de toadas, empatados com Adriano Aguiar, que estreia no vermelho e branco neste festival. O CD também conta com poesias musicais de Demétrius Haidos e Geandro Pantoja.
 
Veja a lista de toadas de 2019 assinadas pelos ‘Baiás’:
 
1. Nós, o Povo!
2. Viva São João
3. Muraida, o Triunfo da Floresta
4. Realeza Popular
5. Rosas Vermelhas
6. Boi Brinquedo de Amor
7. Peles Vermelhas do Brasil.