Guitarrada: Conheça a nova geração desse ritmo paraense

238

Um gênero musical totalmente paraense, a Guitarrada é um ritmo que traz a mistura do Carimbó, Cúmbia, Merengue, Mambo, Bolero entre outros

 

Jéssica Santana | CNA7
[email protected]

Um gênero musical totalmente paraense, a Guitarrada é um ritmo que traz a mistura do Carimbó, Cúmbia, Merengue, Mambo, Bolero entre outros. Criado pelo Mestre Vieira, em 1978, o balaço dançante atrai pessoas de todas as idades. O ritmo é tão respeitado e querido no estado que existe um grupo chamado “Clube da Guitarrada” que uni músicos e amantes do musical instrumental. O clube costuma se encontrar todo primeiro domingo de cada mês no Espaço Apoena, em Belém, para tocar, dançar e conversar, o local é aberto ao público.

Espaço Apoena

O Clube da Guitarrada foi fundado em 2017, e tem cerca de 30 membros, com o objetivo de juntar as gerações que tocam, compões e escutam o ritmo.

Fellipy Fernando – Guitarrista / Adalberto Junior – Contra baixista.

“Nossa missão é não deixar a velha guarda com Mestre Vieira e Aldo Sena serem esquecidos, e fazer uma nova geração de amantes da Guitarrada”, explica Bruno Rabelo, coordenador do Clube da Guitarrada. A baterista Layse Rodrigues explica como é ser uma das mulheres do grupo, tendo em vista que dos 30, apenas duas são mulheres.

Layse Rodrigues e Bruno Rabelo.

“É muito importante pra mim como mulher, eu percebi que a minha imagem junto com os guitarreiros é uma representatividade muito grande, inclusive eu ofereço aulas de bateria para outras mulheres, porque tenho vontade de trazer outras de nós para o clube”, destacou.

Anderson Moura e Ana Paula – proprietário do Espaço Apoena.

Em Belém há poucos locais onde se toque a guitarrada (o que pode parecer incomum), foi assim que surgiu a ideia do Espaço Cultural Apoena, o local já existe há quatro anos e é referência quando o assunto é música popular paraense. “Eu procurava um local onde tivesse ritmo daqui (do Pará), foi assim que minha esposa e eu criamos o Apoena, nós abrimos o espaço para que artistas paraenses possam apresentar o seu trabalho”, conta Anderson Moura, proprietário do espaço cultural.

Membros do Clube da Guitarrada

Frequentador do Espaço Apoena, o aposentado Godofredo Heleri, frisa que vem em todas as edições do Clube da Guitarrada. “Eu adoro dançar, a dança faz parte da minha vida, eu escuto a guitarrada desde que ela começou a fazer sucesso, e está aqui com essa nova geração de músicos me deixa muito feliz”, afirma.

Godofredo Heleri – frequentador do Apoena.

Além do Mestre Vieira, o Pará abriga outros grandes mestres como: Verequete, Pinduca, Lucindo e Cupijó e Aldo Sena, a Guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira.

Frequentadores do local

Fotos: Jessica Tayná