Festival Folclórico deverá movimentar 10 mil visitantes para assistir a disputa de Touro Branco e Touro Preto

900

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, Barreirinha (distante a 331 km de Manaus), localizada no Baixo Amazonas, vai sediar uma das maiores festas folclóricas do interior do Amazonas, o 31º Festival Folclórico do município. Touro Branco e Touro Preto, os personagens deste evento em prol a cultura popular, somam mais de 100 anos de história e irão duelar na Arena do Centro de Eventos João Bezerra dos Santos, o “Touródromo” , que tem capacidade para receber até 5 mil pessoas, porém cerca de 10 mil visitantes são esperados para prestigiar a disputa entre os Touros. As novidades do evento é o novo setor de camarotes, com salas de até 26m², construídos pela Prefeitura Municipal de Barreirinha, para acomodar torcedores e profissionais que atuarão na organização e cobertura do evento. Além disso, pela primeira vez na história o Festival será transmitido ao vivo pela Tv aberta, nos dias 25 e 26 de outubro, pela emissora Encontro das Águas, que exibirá a festa para Manaus e região metropolitana pelo 2,1, e na internet para o mundo, por meio das redes sociais.

 

O espetáculo cultural que acontece anualmente na arena do Centro de Eventos João Bezerra dos Santos, espaço carinhosamente apelidado de “Touródromo”, em referência ao Touros que fazem parte do Festival, entrou em obras em 2018 visando oferecer um espaço adequado para que os espectadores possam contemplar melhor o que as apresentações oferecem. Em 31 anos de Festival, esta edição traz consigo uma nova estrutura que aprimore o fluxo de pessoas e profissionais que irão assistir e trabalhar durante o evento. Composta por 20 salas, 13 serão utilizadas como camarotes, e outros ambientes no térreo, estão destinados ao suporte das forças de segurança como, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, por exemplo. Outros espaços na estrutura serão ocupados por serviço médico e comissão julgadora do Festival.

Os astros da opera amazônica a céu aberto iniciaram a preparação para o Festival no fim do mês de setembro com a realização de ensaios nos currais. O Touro Branco, detentor de 06 troféus em festivais passados, não conquista títulos desde 2012. O touro que predomina as cores vermelha e branca e tem reduto fixado no bairro São Geraldo, pretende conquistar o seu hepta campeonato com o tema “Terra dos Arirambas”. Para o apresentador Francinaldo Matos, que também é membro do Conselho de Artes do bumbá, a temática mostrará toda a essência que o povo barreirinhense possui para lidar com o dia-a-dia no seu ambiente cultural. “Nosso tema é muito forte, voltado para as características que só o barreirinhense possui, suas peculiaridades serão exaltadas na Arena do Touródromo e deverá emocionar os filhos de Barreirinha que vivem na Terra Ariramba ou fora dela, como aqueles de deverão assistir pela TV e na Internet, aguardem muitas surpresas” , destacou.

Já no bairro de Santa Luzia, território dominado pelo azul e branco do Touro Preto, a agremiação iniciou suas atividades um pouco atrasado, comparado ao seu rival. Após superada as divergências internas como, a troca de comando da diretoria, os preparativos estão concentrados nos galpões com a confecção de alegorias, adereços e fantasias, no curral diariamente acontecem ensaios técnicos da Marujada de Guerra e ainda, detalhes estão sendo fechados no projeto de arena. “Nesta sexta-feira (18), estaremos anunciando nosso tema, a nova Rainha do Folclore e o Levantador de Toadas, estamos ansiosos para levar um grande projeto para a arena do Touródromo, se deus quiser, seremos pentacampeões” , informou Hudinilza Beltrão, presidente da Comissão Diretora do Touro Preto.

Tendo sua sede municipal afetada mais uma vez por inundações provocadas pelos rios Paraná do Ramos e Andirá, centenas de famílias residentes nas áreas mais baixas da cidade foram obrigadas a elevar o piso de suas casas com as chamadas “marombas”, uma alternativa de não abandonar suas residências já que muitas não tem para onde ir. Neste verão em meio ao calor do clima amazônico, A Prefeitura de Barreirinha, executa o projeto de aumento do greide (aterro e elevação da altura das ruas), processo que está mudando o cotidiano dos moradores. Para os turistas e visitantes que vierem a Barreirinha neste festival, vão encontrar em Barreirinha vários canteiros de obras em diversos pontos, principalmente no sistema viário da cidade, que passa por revitalização em mais de 15km da malha viária. Ruas longitudinais e travessas são contempladas nesta ação, que preconiza evitar que as ruas possam sofrer alagações futuramente. Junto ao Governo do Estado, a estrutura do sistema viário está sendo renovada para dar melhor fluidez ao trânsito de veículos e pedestres.

Contato: tel/wpp 9936-35442
Email: [email protected]