Em Parintins, “Carnaliceu” movimentará a arena do Bumbódromo

149

O evento carnavalesco, que tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita

 

Da Redação | CNA7
[email protected]

No dia 28 de fevereiro, o Liceu de Artes de Ofícios Claudio Santoro (LAOCS) – Unidade Parintins (avenida Nações Unidas, s/n, centro, Parintins), realizará a segunda edição do “Carnaliceu”. O evento carnavalesco, que tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.

Foto: Paulo Sicsu

Este ano a festa terá uma vasta programação, que contará com a escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaliceu, desfile de fantasias, desfile de blocos, batalha de confetes, apresentação da banda “Sassaricando” e a chegada do ‘Seo Liceu’, personagem que está no imaginário do município e que deu origem ao evento.

A primeira edição do “Carnaliceu”, realizada em 2016, surgiu a partir de uma curiosidade manifestada por alguns alunos da Unidade de Parintins, que acreditavam que “Liceu” era uma pessoa. Alguns até pensavam que “Liceu” era o diretor da unidade.

“Pensando nessa história, resolvemos criar um personagem fictício, semelhante à Camélia (personalidade do Carnaval de Manaus). O ‘Seo Liceu’ representa a arte e é uma pessoa muito colorida, alegre e cheia de inspiração”, explica Jair Almeida, coordenador do Núcleo de Dança e Teatro do LAOCS-Parintins.

Foto: Paulo Sicsu

Nesta segunda edição, ‘Seo Liceu’ estará presente desde o início, conduzindo todos os blocos, compostos por crianças, músicos e convidados, entoando a Marchinha de Carnaval deste ano, que homenageará personalidades locais, tais como: o artista plástico Evanil da Silva Maciel; o membro fundador da ala jovem do Movimento Marujada do Boi Caprichoso, João do Carmo Oliveira de Jesus (in memorian); o compositor do Boi Garantido Inaldo Roberto de Medeiros Cursino; e a artista e uma das fundadoras das Pastorinhas, Sila Marçal (in memorian). Cada personalidade será homenageada por um núcleo artístico.

O bloco Carnaliceu sairá do 5º andar do prédio do Liceu, passando pelo hall do centro cultural e finalizando com uma grande festa na arena do Bumbódromo, onde a banda Sassaricando apresentará uma show especial só com marchinhas carnavalescas.

Foto: Paulo Sicsu

PROGRAMAÇÃO: 17h às 20h | Rampas, Hall e Arena Desfile dos Blocos do “Carnaliceu”, com bonecos gigantes de artistas e personalidades homenageadas Bloco com os alunos e instrutores do Núcleo de Artes Visuais e Audiovisual – Evanil Maciel e João do Carmo (Careca in memorian) | artista e personalidade homenageadas Bloco com os alunos e instrutores do Núcleo de Dança e Teatro – Dona Sila Marçal (in memorian) | personalidade homenageada Bloco com os alunos e instrutores do Núcleo de Música Popular – Inaldo Medeiros | artista homenageado Chegada do ‘Seo Liceu’, com a participação da Miss Melhor Idade para Escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaliceu 2019 | Arena do Bumbódromo Desfile de Fantasias | Arena do Bumbódromo Batalha de Confetes | Arena do Bumbódromo Apresentação da Banda Sassaricando com marchinhas de carnaval – instrutores do Núcleo de Música Popular, alunos da banda musical e artistas convidados | Arena do Bumbódromo