Curso de corte de cabelo e design de barba é realizado dentro do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)

93

Com o curso, os reeducandos aprendem uma profissão que poderá ser exercida após o cumprimento da pena

 

Da Redação | CNA7
[email protected]

O curso de corte de cabelo e design de barba dentro do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, oferece para 10 reeducandos a oportunidade de aprendizagem e a conquista de uma profissão, após o cumprimento de pena. O curso iniciou na segunda-feira (01/04) e encerrou nesta sexta-feira (05/04).

O curso é promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional, por meio do Projeto do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP). Com o curso, os reeducandos aprendem uma profissão que poderá ser exercida após o cumprimento da pena. Além de ensinar um aprendizado, o curso tem como objetivo a reintegração dos presos à sociedade.

A instrutora do curso, Marinez Costa, 42, explicou que as aulas consistem em capacitar profissionalmente os presos em cortes de cabelo masculino e design de barba, com aulas práticas e treinamentos. “Com a atividade, conseguimos observar o interesse dos reeducandos em participar da aprendizagem e ter uma oportunidade de emprego após o cárcere”, disse.

Um dos reeducandos, de 40 anos de idade, falou que o curso tem dado a oportunidade de realizar um sonho, que é ter uma profissão, para que ele possa sustentar a família em uma vida fora das grades,  depois que cumprir a pena . “Tenho cinco filhos meninos. Meu sonho é sair daqui e cuidar da minha família. Ter condições de dar uma vida digna para eles. Fico feliz por essa oportunidade, pois sei que lá fora não teria condições de pagar um curso de barbeiro. Agora tenho a chance de aprender algo que vai servir para minha vida”.

Para outro reeducando, de 22 anos de idade, o curso de barbeiro traz mais que uma profissão, como também, o sentimento de mudança, de querer algo melhor para a vida, com dignidade e oportunidades.