Aulas do curso pré-vestibular “Conquistar” têm início nas escolas da rede estadual de ensino

104

Cerca de vinte mil alunos participaram do primeiro sábado de aulas preparatórias gratuitas

 

Da Redação | CNA7
[email protected]

A primeira aula do projeto “Conquistar”, o curso pré-vestibular ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) aos estudantes da rede estadual, aconteceu neste sábado (3/8) na capital e interior. No auditório da Escola Estadual Senador Petrônio Portella, situada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, aproximadamente 400 alunos participaram pela manhã.

As aulas aconteceram simultaneamente em sete escolas-polo das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) localizadas na capital. Já no interior, instituições de ensino de 25 municípios acompanharam via transmissão pelo Centro de Mídias da Seduc-AM.

De acordo com o Secretário Adjunto Pedagógico, professor Raimundo Barradas, o curso pré-vestibular é uma iniciativa que tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos do Ensino Médio ao Ensino Superior, por meio de aulas preparatórias para vestibulares como o da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Enem.

“O ‘Conquistar’ representa um reforço na aprendizagem que os alunos já recebem nas aulas durante a semana. É um curso específico, totalmente gratuito e que incentiva o uso de recursos das plataformas web, como o recém-lançado Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com aulas transmitidas ao vivo e podendo ser acessadas pelos alunos por meio dos celulares, tablets e computadores”, salientou.

Participação – Conforme estimativa da Secretaria Adjunta Pedagógica da Seduc-AM, somente neste sábado, foram mobilizados, em todo estado, cerca de 20 mil alunos participantes. Na capital, as aulas envolveram mais de 3 mil estudantes.

A Coordenadora Adjunta Pedagógica da CDE 03, professora Maria do Socorro Moura, explicou que alunos de 15 escolas subordinadas à Coordenadoria, cerca de 400, participaram dessa primeira aula. Ela explicou ainda que, neste ano, o projeto estará contemplando estudantes finalistas do 3º ano do Ensino Médio, mas que não há nenhum impedimento de alunos do 1º ou 2º ano participarem. “O projeto é uma oportunidade para todos os nossos estudantes do Ensino Médio e traz recursos que certamente auxiliarão no desempenho em diversas avaliações”, frisou.

“Acho que é muito importante e vai me ajudar a tirar dúvidas e melhorar meu entendimento porque quero me dar bem no vestibular”, disse o estudante Tiago Ludson, 17, aluno do 3º ano da Escola Estadual Severiano Nunes, atento a cada informação dos conteúdos. Da mesma forma, outra aluna do ensino médio, Mônica Bruna Farias, 17, afirmou que fará de tudo para participar das aulas todos os sábados. “É um cursinho gratuito e com aulas em várias disciplinas. Com certeza vale o esforço de vir aos sábados!”, comentou.

Cronograma – Iniciadas neste sábado (3/8), as aulas do curso “Conquistar” acontecerão aos sábados até a realização das avaliações. Serão contempladas todas as discilplinas e haverá material de apoio disponível na plataforma AVA, que pode ser acessada pelo site da Seduc no www.seduc.am.gov.br . O curso terá também aulas transmitidas para o interior do estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e que ficarão disponíveis no canal do youtube do projeto, “Conquistar Seduc AM”.