Acadêmicos do Icsez dão show em jogos universitários da Ufam

163

Niash dos Anjos | CNA7
[email protected]

Acadêmicos do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Parintins, disputaram entre os dias 2 a 9 de agosto os jogos universitários da Ufam em Manaus. Os discentes/atletas se consagraram tricampeões dos jogos.

A delegação de Parintins realizou a preparação de forma improvisada devido à situação do Instituto na época, “Tivemos uma preparação de forma improvisada, devido à reforma da tintura do ginásio do Icsez. Procuramos outros locais como o SESC e também o Ginásio de Esportes Elias Assayag, o coordenador do local, Luan Cavalcante nos ajudou. Fomos bastante motivados para os jogos”, contou Jefferson Máximo, coordenador chefe da delegação do ICSEZ e também atleta do futebol de 7.

Mesmo com dificuldades até a conquista do tricampeonato, os discentes conquistaram mais de 30 medalhas ao longo da competição. Foram medalhistas no handebol, queimada, vôlei de quadra e praia, atletismo, tênis de mesa e Judô. O destaque positivo foi no atletismo onde o desempenho do campus atingiu nível nacional.

“Conseguimos índices de recordes nacionais no atletismo, isso mostra o nível elevado que apresentamos em Manaus. Se sem o treinamento ideal alcançamos tudo isso, imagina com apoio é incentivo ao esporte”, enfatizou Máximo.

A diferença abissal no atletismo foi tão grande, que se fez necessário modificar o sistema de pontuação. Antes, para definir o campeão no geral levava em consideração o padrão mundial, medalhas de ouro, prata e bronze, mas com o desempenho no atletismo, o Icsez já seria campeão antecipadamente. Então, no sistema de pontuação foi colocado pesos pelas conquistas coletivas, dessa forma, o grande desempenho do Icsez no atletismo valeu uma quantidade menor na pontuação geral.

Ainda na competição o campus de Parintins foi destaque na torcida, era corriqueiro os demais campus da universidade e cursos da capital, elogiaram o empenho dos moradores da Ilha Tupinambarana.